Química é um bairro em Barra do Piraí, RJ

Mar 16, 2011 4 Comments by

Barra do Piraí é um município do Rio de Janeiro que tem um bairro chamado química [1]. Química fica a 2 km do centro e tem esse nome por concentrar um polo industrial químico.[2] A prefeitura fica em química. Há campos de futebol em química. Química é importante porque é uma das poucas definições exatas de química.

Definir alguma coisa não é fácil. A IUPAC, órgão internacional cuja responsabilidade inclui padronizar definições no campo da química, não oferece uma definição para química. Não acredita? Clique aqui e verifique que há chemical reaction, chemical species, chemiluminescence, chemisorption, mas nada de chemistry!

Até esse ponto, você leu a palavra química 9 vezes, mas ainda não viu nenhuma outra definição além do bairro de Barra do Piraí. Segundo a IUPAC, uma reação química (chemical reaction) é o processo de transformação de espécies químicas.[3] Bem, uma espécie química (chemical species) é um conjunto de entidades moleculares (molecular entity) idênticas… que podem ser definidas como átomos, moléculas, íons, pares iônicos, radicais, radicais-íons, complexos, entre outras espécies.[4, 5] Entendeu?

Mas, afinal, o que há para ser entendido? Quando quarks interagem e se transformam em outra coisa, digamos em um elétron ou próton, isso é química? O aumento da produção de dopamina quando duas pessoas se beijam resultando em uma explosão de sentimentos que encorajam o envolvimento romântico é química? Ser capaz de ver uma pequena parte das cores em um por-do-sol e ainda achar o fenômeno maravilhoso é química? Uma flor procurar a luz é química?

Não importa. Misture as ciências, produza e absorva o conhecimento. Crie novas definições. Afinal, química sempre será um bairro em um município fluminense.

Blog

About the author

Erick Bastos investiga as cores da natureza. --- Erick Bastos explores the colors of nature.

4 Responses to “Química é um bairro em Barra do Piraí, RJ”

  1. elbastos says:

    Esse “sensacional!” da Fernanda Poletto (aka @balamagica) tem um gosto especial, já que ela é um ícone da divulgação científica. Vai lá: http://scienceblogs.com.br/bala_magica/

  2. Zé Coxinha says:

    Não existe “município carioca”. É município FLUMINENSE.

  3. elbastos says:

    Obrigado pela correção Coxinha!

Leave a Reply